
TÓPICOS PARA PESQUISA DOS SEMINÁRIOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
Brasil Colônia:
Índios (atividades guerreiras e esportivas), Bandeirantes (atividades militares), Jesuítas (teatros e recreação), Capoeira (luta ou dança), Vinda da Família Real (Academias Militares), Primeiros esportes (Touradas, remo, natação, corridas, canoagem etc).
Brasil Império:
Eugenia e Higienismo, restrições a Capoeira, Colégio Pedro II, Ginástica versus Esporte, Práticas elitistas e práticas populares, Influência Médica na Educação Física, Influência Militar na Educação Física, primeiros teóricos da Educação Física (exemplo, Rui Barbosa e José Veríssimo), Pareceres de Rui Barbosa, Educação Physica e Moral.
Brasil República Velha
Positivismo e Educação Física, Eugenia e Higienismo na Educação Física, Proibição da Capoeira na Constituição, Ginástica versus Esporte, Criação de Clubes de Regatas e de Futebol, Aumento no Número de Escolas Normais e a educação física, Revolta da Vacina e o uso da capoeira.
Brasil República Nova
Liberação da Capoeira, Criação do Conselho Nacional de Desporto, Educação Física Militar, Nacionalização da Capoeira e do Futebol, Desfiles Cívicos e Militares, Eugenia e Higienismo na Educação Física, educação física e ética
Regime Militar
Esporte (Lazer, Educação e Alto Rendimento), Esporte de Massa (esporte para todos), Currículo e Didática, Ética no Esporte (fair Play), Desenvolvimento da Pós-Graduação, Psicologia do Esporte, Seleção de talentos, Aptidão Física e Biometria, Desfiles Cívicos e Militares, jogos escolares.
Educação Física do anos 80 e 90.
Abordagens: Desenvolvimentismo, Critico-superadora, Atividade Física e Saúde. Construtivismo, Desportivismo.
Referências da História da Educação Física
Antiguidade
GODOY, L. Os jogos olímpicos na Grécia Antiga. São Paulo, Alexandria, 1996.
RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na História e na Arte: do homem primitivo aos nossos dias. São Paulo: IBRASA, 1982.
YALOURIS, N. Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Odysseus, 2004. 1ª edição. 333 p.
Idade Média
PERIN C. S. B, OLIVEIRA, T. A educação de cavaleiros medievais em dois momentos históricos: séculos XII e XV. Acta Scientiarum. Maringá, v. 24, n. 1, p. 115-124, 2002
Brasil Colônia (1500 - 1822)
CAPOEIRA: A HISTÓRIA E TRAJETÓRIA DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5815/3992
A CORRIDA DE TORAS NO SISTEMA CULTURAL DOS ÍNDIOS BRASILEIROS CANELA
https://cev.org.br/arquivo/biblioteca/2000657.pdf
AS TOURADAS NAS FESTIVIDADES REAIS
DO RIO DE JANEIRO COLONIAL
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832013000200014&script=sci_arttext
A AÇÃO DOS BANDEIRANTES PAULISTAS NO, NORDESTE - ALGUMAS ACHEGAS PARA
O •SEU ESTUDO.
https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/105319
Brasil Império (1822-1889)
OS EXERCÍCIOS GYMNASTICOS NO IMPERIAL COLLEGIO DE PEDRO II (1841 – 1870): SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DA ESCOLARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
https://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2614
O DISCURSO MÉDICO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS (BRASIL, SÉCULO XIX)
https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v28n2/1807-5509-rbefe-28-2-0273.pdf
ABORDAGENS SOBRE O ESTUDO DA INSERÇÃO DA GYMNASTICA NO ENSINO SECUNDÁRIO DO BRASIL NO SÉCULO XIX
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/18527
O SPORT EM TRANSIÇÃO: RIO DE JANEIRO, 1851-1868
https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/49489
Brasil República Velha (1889-1930)
A INTRODUÇÃO DA GYMNASTICA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO (1890-1908)
https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/11491/10010
A EDUCAÇÃO E O TURNEN NO RIO GRANDE DO SUL, UMA QUESTÃO DE ETNICIDADE: 1852 – 1940 https://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema6/0610.pdf
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICO EDUCATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO PRIMÁRIO SERGIPANO 1889/1930
https://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe5/pdf/431.pdf
CAPOEIRAS E A REVOLTA DA VACINA
https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/26869
Brasil República Nova (1930-1964)
A EUGENIA EM PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA (1930-1940)
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9908/7649
A EDUCAÇÃO FÍSICA E CONCEPÇÕES HIGIENISTAS SOBRE RAÇA: UMA REINTERPRETAÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA DOS ANOS DE 1930
https://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232005000300008
MOVIMENTO HIGIENISTA NA HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA NO BRASIL: DO HOMOGÊNEO AO HETEROGÊNEO
https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92900109
FUTEBOL E O PROJETO DE UNIDADE NACIONAL NO ESTADO NOVO
(1937-1945)
Educação Física - Regime Militar (1964-1985)
OS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO POR UNIDADES DIDÁTICAS
https://apl.unisuam.edu.br/revistas/index.php/corpusetscientia/article/viewFile/416/494
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DITADURA MILITAR NO BRASIL (1964-1985): BALANÇO HISTÓRICO E NOVAS PERSPECTIVAS
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/15221/10534
O MOVIMENTO DE ESPORTIVIZAÇÃO NA ESCOLA NORMAL DE PORTEIRINHA/MG: UMESTUDO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/viewFile/4433/3045
A SUPOSTA UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMOFERRAMENTA DE CONTROLE IDEOLÓGICO PELOS MILITARES (1964-1985)
Abordagens dos anos 80 e 90
Diferentes Concepções Sobre o Papel da Educação Física na Escola https://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41548/1/01d19t02.pdf
LIMA, K. P.; GARCIA, A. B. Tendência crítico-superadora ou saúde renovadora? Um embate entre duas abordagens na educação física. Revista Science in Health, v. 3, p. 87-95, 2012. Link:
Reflexões sobre as abordagens pedagógicas em Educação Física.
https://boletimef.org/biblioteca/2602/reflexoes-sobre-as-abordagens-pedagogicas-em-educacao-fisica
Fontes básicas sobre história da educação física no Brasil
MARINHO, I. P. História da Educação Física no Brasil. São Paulo: CIA Brasil. Editora, 1979.
MARINHO, I. P. História Geral da Educação Física. São Paulo: CIA Brasil. Editora, 1980.
RAMOS, J. J. Os exercícios físicos na História e na Arte: do homem primitivo aos nossos dias. São Paulo: IBRASA, 1982.
TESCHE, Leomar. O Turnen, a Educação e a Educação Física nas Escolas TeutoBrasileiras. Rio Grande do Sul 2006
TUBINO, M. J. G. O esporte no Brasil: do período colonial aos nossos dias. São Paulo – IBRASA, 1996, 144p.
Atualidade
GARCIA, A. B.; MONTEIRO, R. C.; MONTERO, E.G. Representações Sociais entre Jovens praticantes de Futsal. Dialogia, São Paulo, v.4, p. 89-95, 2005.
GARCIA, A. B. Educadores físicos do consumo? Motricidade (Santa Maria da Feira), v. 4, p. 89-93, 2008.
MOURA, D. L.; LOVISOLO, H. R. Antropologia, cultura e educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Campinas, v. 29, p. 7-208, 2008. Link:
https://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/215/218
VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. Desvalorização da aprendizagem técnica na Educação Física: evidências e críticas. Motriz.Revista de Educação Física. UNESP, Rio Claro, v.15, n.4, p.883-889, 2009. Link:
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2505/2605