Jogos Fúnebres de Aquiles em homenagem a Pátroclo

Alessandro Barreta Garcia

Mestre em Educação, autor do livro: Educação Grega e Jogos Olímpicos: Período Clássico, Helenístico e Romano

 

            Não cabe aqui uma análise literária e pormenorizada a respeito da guerra de tróia, isto cabe aos especialistas em literatura. Aqui, apenas deixaremos claro, como o livro “A Ilíada” de Homero apresenta ou ilustra os valores e a qualidades físicas, tão essenciais para a nossa educação física.

Uma das melhores referências a respeito dos jogos fúnebres é sem dúvida alguma, o livro “A Ilíada” de Homero. Uma obra que ressalta as qualidades físicas da aristocracia guerreira. Os valores de um grande guerreiro e certamente as suas melhores características.

O veloz Ajax, filho de Oileo, chefiava os lócrios, Ajax o menor, de modo algum tão grande quanto o filho de Telamon, mas muito inferior. Era baixo, armado com uma couraça de linho, mas, na lança, ultrapassava todos os helenos e os aqueus (HOMERO, 1998, p. 35).

Ressaltava nessa obra, as grandes habilidades da aristocracia guerreira, sua astucia e coragem. Diversas capacidades físicas e motoras eram ilustradas na obra de Homero. Cada combatente, cada grande guerreiro tinha uma especialidade. A velocidade, por exemplo, é amplamente descrita. Ajax é uma das principais personagens da guerra de tróia.

Os combates corpo a corpo eram inúmeros, além é claro dos lançamentos, estes que evidenciava força, potência e precisão. Ainda sobre Ajax, destacamos esta passagem abaixo, ela ilustra de forma clara como as habilidades e as qualidades físicas eram valorosas em combate. Em resposta ao clamor pela guerra, Ajax se declara da seguinte forma:

– Também as minhas invencíveis mãos ansiosos para empunhar a lança. Meu vigor se fortaleceu e meus pés se moverão rápidos. Desejo mesmo combater sozinho com Heitor, filho de Príamo, que investe implacavelmente (HOMERO, 1998, p. 208).

Nesse momento, fica claro o apreço pelas habilidades manuais, manusear bem a espada, com técnica e precisão, era alguns dos atributos mais desejados pelos grandes guerreiros. Volta-se a destacar os pés velozes, visto que a capacidade motora, designada hoje como velocidade era de extrema importância. Força, agilidade, resistência, equilíbrio e destreza, eram algumas das capacidades observadas durante os combates.

Para Marrou (1990), Homero é a fonte mais antiga, a mais importante e a mais tradicional da cultura educacional grega. O papel e o desempenho que esta referência exerceu na sociedade grega antiga são inigualáveis no plano educacional, desta obra, foi possível extrair virtudes teóricas e virtudes práticas tão importantes para o desenvolvimento da educação física antiga e moderna. As narrativas mito-poéticas se tornou ao longo das principais cidades gregas um conjunto de informações preciosas para o ensino dos cidadãos, em especial os cidadãos atenienses. Os heróis da mitologia eram exemplos a serem seguidos.

 

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS PROVAS DOS JOGOS FÚNEBRES (ILÍADA DE HOMERO) E A EXTRAÇÃO DAS VIRTUDES TEÓRICAS E PRÁTICAS

Quadro 1.

1ª PROVA: CONDUTORES DE CARROS (CORRIDA DE CARROS)

Prêmios:

1º lugar – uma mulher e um tripé (Diomedes)

2º lugar – éguas (Antíloco) cedeu o prêmio a Menelau

3º lugar – um caldeirão (Menelau)

4º lugar – quatro medidas de ouro de dois talentos de ouro (Meriones)

5º lugar duas taças (Eumelo) que, entretanto recebeu uma couraça de bronze

Obs: A taça de ouro ficou para o Nestor que não competiu

Participantes: Eumelo, Diomedes, Menelau, Antíloco e Meriones

Virtudes envolvidas: confiança, planejamento e controle

Técnica: melhor procedimento para a condução do cavalo (perícia na inclinação do corpo)

Habilidades envolvidas: manusear as rédeas (habilidade manual) e inclinação

Capacidades: resistência muscular e resistência cardiovascular

Das páginas 384 a 386 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 2.

2ª PROVA: LUTA DE MURROS (PUGILATO)

Prêmios:

1º lugar – uma mula (Epeio)

2º lugar – duas taças (Eurialo)

Participantes: Epeio e Eurialo

Virtudes envolvidas: determinação, autoconfiança

Técnica: socos na altura da face

Habilidades envolvidas: ataque (socos) e defesa

Capacidades: resistência muscular e força

Das páginas 393 a 394 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 3.

3ª PROVA: LUTA LIVRE

Prêmios:

1º lugar – um tripé.

2º lugar – uma mulher

Obs: empate entre Ajax e Ulisses

Participantes: Ajax e Ulisses

Virtudes envolvidas: persistência

Técnica: atingir as curvas do joelho, precisão

Habilidades envolvidas: derrubar, chutar, socar e agarrar

Capacidades: resistência e força

Página 395 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 4.

4ª PROVA: CORRIDA DE VELOCIDADE

Prêmios:

1º lugar – uma cratera de prata (Ulisses)

2º lugar – um touro (Ajax)

3º lugar – meio talento de ouro (Amtíloco)

Participantes: Ajax, Ulisses e Antíloco

Virtudes envolvidas: religiosidade (prece) e determinação

Técnica: pisadas precisas e imitativas

Habilidades envolvidas: correr o mais rápido possível

Capacidades: velocidade e resistência cardiovascular

Das páginas 396 a 397 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 5.

5ª PROVA: LUTA COM ARMAS.

Prêmios:

1º e 2º lugar – espada de cabo da Trácia

Obs: em patê entre Ajax e Diomedes

Participantes: Ajax e Diomedes

Virtudes envolvidas: estratégia e planejamento.

Técnica: aproximação e investida de perto.

Habilidades envolvidas: atacar e ferir levemente

Capacidades: Por suposição lógica – resistência e força.

Das páginas 397 a 398 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 6.

6ª PROVA: LANÇAMENTO DE FERRO (PESO)

Prêmios:

1º maciço pedaço de ferro (Polipetes)

Participantes: Polipetes, Laonteu, Ajax e Epio

Virtudes envolvidas: superação

Técnica: giro

Habilidades envolvidas: girar e lançar o mais distante possível

Capacidades: força (explosiva)

Página 398 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 7.

7ª PROVA: ARCO E FLECHA

Prêmios:

1º lugar – dez machados de corte duplo (Meriones)

2º lugar – corte e dez de corte simples (Teucro)

Participantes: Teucro e Meriones

Virtudes envolvidas: superação, precisão e pontaria

Técnica: preparo da seta

Habilidades envolvidas: disparar a flecha em um pombo

Capacidades: destreza

Página 399 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).

Quadro 8.

8ª PROVA: LANÇAMENTO DE DARDO

Prêmios:

1º lugar – um caldeirão Agamenon)

2º lugar – uma lança (Meriones)

Participantes: Agamenon e Meriones

Virtudes envolvidas: seria a bravura e reconhecimento

Técnica: A prova não foi disputada

Habilidades envolvidas: lançar o arco o mais distante possível

Capacidades: força (explosiva)

Das páginas 399 a 400 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).