Jogos Fúnebres de Aquiles em homenagem a Pátroclo
Alessandro Barreta Garcia
Mestre em Educação, autor do livro: Educação Grega e Jogos Olímpicos: Período Clássico, Helenístico e Romano
Não cabe aqui uma análise literária e pormenorizada a respeito da guerra de tróia, isto cabe aos especialistas em literatura. Aqui, apenas deixaremos claro, como o livro “A Ilíada” de Homero apresenta ou ilustra os valores e a qualidades físicas, tão essenciais para a nossa educação física.
Uma das melhores referências a respeito dos jogos fúnebres é sem dúvida alguma, o livro “A Ilíada” de Homero. Uma obra que ressalta as qualidades físicas da aristocracia guerreira. Os valores de um grande guerreiro e certamente as suas melhores características.
O veloz Ajax, filho de Oileo, chefiava os lócrios, Ajax o menor, de modo algum tão grande quanto o filho de Telamon, mas muito inferior. Era baixo, armado com uma couraça de linho, mas, na lança, ultrapassava todos os helenos e os aqueus (HOMERO, 1998, p. 35).
Ressaltava nessa obra, as grandes habilidades da aristocracia guerreira, sua astucia e coragem. Diversas capacidades físicas e motoras eram ilustradas na obra de Homero. Cada combatente, cada grande guerreiro tinha uma especialidade. A velocidade, por exemplo, é amplamente descrita. Ajax é uma das principais personagens da guerra de tróia.
Os combates corpo a corpo eram inúmeros, além é claro dos lançamentos, estes que evidenciava força, potência e precisão. Ainda sobre Ajax, destacamos esta passagem abaixo, ela ilustra de forma clara como as habilidades e as qualidades físicas eram valorosas em combate. Em resposta ao clamor pela guerra, Ajax se declara da seguinte forma:
– Também as minhas invencíveis mãos ansiosos para empunhar a lança. Meu vigor se fortaleceu e meus pés se moverão rápidos. Desejo mesmo combater sozinho com Heitor, filho de Príamo, que investe implacavelmente (HOMERO, 1998, p. 208).
Nesse momento, fica claro o apreço pelas habilidades manuais, manusear bem a espada, com técnica e precisão, era alguns dos atributos mais desejados pelos grandes guerreiros. Volta-se a destacar os pés velozes, visto que a capacidade motora, designada hoje como velocidade era de extrema importância. Força, agilidade, resistência, equilíbrio e destreza, eram algumas das capacidades observadas durante os combates.
Para Marrou (1990), Homero é a fonte mais antiga, a mais importante e a mais tradicional da cultura educacional grega. O papel e o desempenho que esta referência exerceu na sociedade grega antiga são inigualáveis no plano educacional, desta obra, foi possível extrair virtudes teóricas e virtudes práticas tão importantes para o desenvolvimento da educação física antiga e moderna. As narrativas mito-poéticas se tornou ao longo das principais cidades gregas um conjunto de informações preciosas para o ensino dos cidadãos, em especial os cidadãos atenienses. Os heróis da mitologia eram exemplos a serem seguidos.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS PROVAS DOS JOGOS FÚNEBRES (ILÍADA DE HOMERO) E A EXTRAÇÃO DAS VIRTUDES TEÓRICAS E PRÁTICAS
Quadro 1.
1ª PROVA: CONDUTORES DE CARROS (CORRIDA DE CARROS) |
Prêmios: 1º lugar – uma mulher e um tripé (Diomedes) 2º lugar – éguas (Antíloco) cedeu o prêmio a Menelau 3º lugar – um caldeirão (Menelau) 4º lugar – quatro medidas de ouro de dois talentos de ouro (Meriones) 5º lugar duas taças (Eumelo) que, entretanto recebeu uma couraça de bronze Obs: A taça de ouro ficou para o Nestor que não competiu |
Participantes: Eumelo, Diomedes, Menelau, Antíloco e Meriones |
Virtudes envolvidas: confiança, planejamento e controle |
Técnica: melhor procedimento para a condução do cavalo (perícia na inclinação do corpo) |
Habilidades envolvidas: manusear as rédeas (habilidade manual) e inclinação |
Capacidades: resistência muscular e resistência cardiovascular |
Das páginas 384 a 386 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 2.
2ª PROVA: LUTA DE MURROS (PUGILATO) |
Prêmios: 1º lugar – uma mula (Epeio) 2º lugar – duas taças (Eurialo) |
Participantes: Epeio e Eurialo |
Virtudes envolvidas: determinação, autoconfiança |
Técnica: socos na altura da face |
Habilidades envolvidas: ataque (socos) e defesa |
Capacidades: resistência muscular e força |
Das páginas 393 a 394 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 3.
3ª PROVA: LUTA LIVRE |
Prêmios: 1º lugar – um tripé. 2º lugar – uma mulher Obs: empate entre Ajax e Ulisses |
Participantes: Ajax e Ulisses |
Virtudes envolvidas: persistência |
Técnica: atingir as curvas do joelho, precisão |
Habilidades envolvidas: derrubar, chutar, socar e agarrar |
Capacidades: resistência e força |
Página 395 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 4.
4ª PROVA: CORRIDA DE VELOCIDADE |
Prêmios: 1º lugar – uma cratera de prata (Ulisses) 2º lugar – um touro (Ajax) 3º lugar – meio talento de ouro (Amtíloco) |
Participantes: Ajax, Ulisses e Antíloco |
Virtudes envolvidas: religiosidade (prece) e determinação |
Técnica: pisadas precisas e imitativas |
Habilidades envolvidas: correr o mais rápido possível |
Capacidades: velocidade e resistência cardiovascular |
Das páginas 396 a 397 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 5.
5ª PROVA: LUTA COM ARMAS. |
Prêmios: 1º e 2º lugar – espada de cabo da Trácia Obs: em patê entre Ajax e Diomedes |
Participantes: Ajax e Diomedes |
Virtudes envolvidas: estratégia e planejamento. |
Técnica: aproximação e investida de perto. |
Habilidades envolvidas: atacar e ferir levemente |
Capacidades: Por suposição lógica – resistência e força. |
Das páginas 397 a 398 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 6.
6ª PROVA: LANÇAMENTO DE FERRO (PESO) |
Prêmios: 1º maciço pedaço de ferro (Polipetes) |
Participantes: Polipetes, Laonteu, Ajax e Epio |
Virtudes envolvidas: superação |
Técnica: giro |
Habilidades envolvidas: girar e lançar o mais distante possível |
Capacidades: força (explosiva) |
Página 398 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 7.
7ª PROVA: ARCO E FLECHA |
Prêmios: 1º lugar – dez machados de corte duplo (Meriones) 2º lugar – corte e dez de corte simples (Teucro) |
Participantes: Teucro e Meriones |
Virtudes envolvidas: superação, precisão e pontaria |
Técnica: preparo da seta |
Habilidades envolvidas: disparar a flecha em um pombo |
Capacidades: destreza |
Página 399 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).
Quadro 8.
8ª PROVA: LANÇAMENTO DE DARDO |
Prêmios: 1º lugar – um caldeirão Agamenon) 2º lugar – uma lança (Meriones) |
Participantes: Agamenon e Meriones |
Virtudes envolvidas: seria a bravura e reconhecimento |
Técnica: A prova não foi disputada |
Habilidades envolvidas: lançar o arco o mais distante possível |
Capacidades: força (explosiva) |
Das páginas 399 a 400 (HOMERO, 1998). Com consultas também na edição de Homero (2005).