Meu texto para o site "Direitas Já" - O terrorismo no mundo pode ser um recado para o Brasil
Palavras-chave:
Terrorismo nunca mais | a verdade sufocada | contra-revolução | Colóquio com Alessandro Barreta Garcia | regime militar
O terrorismo no mundo pode ser um recado para o Brasil
Por. Alessandro Barreta Garcia
Os atentados terroristas que assolam o mundo, em especial, este último na França, pode ser um recado para o Brasil. Segundo Buzanelli (2013), a falta de tipificação do crime de terrorismo deixa o Brasil literalmente sem uma providência jurídica, ou seja, de mãos atadas. Sem a condição de reconhecer o crime de terrorismo, os atos de natureza violenta e impiedosa, torna-se impossível uma reparação.
Algumas informações ainda apontam que em momentos importantes da história do Brasil, os movimentos sindicais atuaram para obter vantagens. Além disso, conforme pressupostos ideológicos de esquerda, movimentos sociais e organizações terroristas, se utilizaram de violência e terror para conquistarem notoriedade, e assim, propagaram o caos pelas cidades (em específico, os partidos e grupos terroristas de esquerda, que atuaram antes e durante o regime militar, de 1964 até 1985). É por este, e outros motivos, que a esquerda brasileira, agora no poder, tenta a todo custo evitar a tipificação do terrorismo.
Muitos não lembram ou mesmo desconhecem que no Brasil, o terrorismo foi muito atuante, a exemplo dos atentados ao aeroporto de Guararapes em Recife, e ao QG do Exército Brasileiro em São Paulo (USTRA, 2007). Os motivos eram outros, porém, a ação é a mesma, e dada essa brecha na no código penal brasileiro, o que impede o Brasil de sofrer atentados terroristas? Terrorismo é terrorismo, não importa o motivo.
Para Simioni (2012):
“O terrorismo, em função da natureza indiscriminada de suas ações, tem a capacidade de tornar qualquer pessoa um alvo em potencial, disseminando, a intimidação coletiva, pois, em última análise, estão todos na rota da morte, sejam os descrentes na qualidade de infiéis, sejam os crentes atuando como mártires de uma causa. Sua imprevisibilidade e violência provocam o sentimento de insegurança, vulnerabilidade e impotência a todos os Estados e cidadãos, sendo considerada a principal ameaça à paz mundial” (SIMIONI, 2012, p. 14-15).
Sem uma lei que trate do assunto com empenho político e não ideológico, o Brasil ficará a mercê da atuação criminosa de terroristas. Esse não é um problema só brasileiro, é um problema internacional. Não mudar a lei é colocar em perigo, a vida dos cidadãos brasileiros. O Brasil não pode ficar sem uma tipificação do crime de terrorismo, do contrário, isto é terrorismo do próprio governo brasileiro.
REFERÊNCIAS
BUZANELLI, Márcio Paulo. Porque é necessário tipificar o crime de terrorismo no Brasil. Revista Brasileira de Inteligência. Brasília: Abin, n 8, set, 2013.
SIMIONI, A. A relação simbiótica entre mídia, terrorismo e grandes eventos esportivos. Coleção Meira Mattos-Revista das Ciências Militares, n. 25, 2012.
USTRA, C. A. B. A verdade sufocada: a história que a esquerda não quer que o Brasil conheça. 6ª edição. Brasília: Editora, 2007.
Fonte: https://direitasja.com.br/2015/01/08/o-terrorismo-no-mundo-pode-ser-um-recado-para-o-brasil/